5 dicas incríveis para vender online e fidelizar clientes

5 dicas incríveis para vender online e fidelizar clientes

1. Defina seu nicho de mercado

Antes de qualquer coisa, defina qual é o nicho de mercado que deseja trabalhar. Nesse quesito, muitos aspectos devem ser levados em consideração, pois não adianta escolher um nicho somente por hobby ou, pelo contrário, porque acha que aquele produto pode ser um grande sucesso de vendas.

Para encontrar seu nicho e produtos ideais é preciso fazer antes uma boa pesquisa, alinhar as informações coletadas e depois fazer um planejamento que contemple o que você mais gosta com a demanda do mercado.

2. Entenda como funcionam as vendas no e-commerce

Após a escolha do seu nicho de mercado é preciso buscar por informações de como as vendas no e-commerce funcionam.

É necessário compreender como o processo de logística no e-commerce se dá na prática. Entender sobre compras, recebimento, conferência, estoque e ainda saber como se dá o processo de envio, rastreamento e controle de entregas dos produtos vendidos.

A assessoria de uma empresa com profissionais experientes e que entendam do assunto é muito importante para acompanhar todo o processo de montagem tanto da sua plataforma de vendas, como da segurança legal da sua marca antes, durante e depois da sua loja montada.

3. Crie títulos e descrições claras de seus produtos

Um produto dificilmente se vende sozinho. O consumidor tem sempre um olhar desconfiado em relação ao que está levando pra casa. Portanto, uma das primeiras regras para vender online é criar títulos e descrições claras e objetivas sobre seus produtos.

Certifique-se de fornecer todos os dados e características importantes sobre o produto que está sendo vendido. Não deixe margens para que o cliente abandone o carrinho simplesmente porque ficou em dúvida sobre um ou outro aspecto referente ao que está comprando.

Seguem abaixo algumas dicas de perguntas que você pode fazer a si mesmo na hora de fazer a descrição dos seus produtos:

  • O que é o seu produto?
  • Qual é o benefício, resultado ou como ele pode ajudar as pessoas?
  • Para quem ele se destina?
  • Qual sensação ele propicia?
  • Que mensagem o produto está transmitindo para o consumidor?

Essas e outras perguntas servem como um brainstorm quando estiver trabalhando na criação de títulos e descrições criativas e eficientes para vender mais online.

4. Utilize imagens de alta qualidade

Em uma loja virtual as suas imagens são sua vitrine. Por isso, cuide para que o seu catálogo de produtos tenha uma excelente apresentação.

Crie catálogos exclusivos incorporando um logotipo que represente sua marca e faça com que ela “grude” na mente das pessoas e que dê um tom de voz e autoridade ao seu negócio.

O mais sensato aqui é não pecar nem pelo excesso nem pela falta. O ideal é que as imagens dos seus produtos sejam apresentadas em um plano de fundo simples, mas sempre em destaque e com qualidade excepcional.

5. Utilize o marketing de conteúdo para educar seu público-alvo

Ter um blog é uma excelente forma de educar seu público-alvo com conteúdos sobre o seu nicho de mercado e gerar mais tráfego para sua loja virtual.

Uma das estratégias que você pode utilizar com o marketing de conteúdo é, ao final de cada post, incluir uma chamada para ação que leve o visitante até sua página de vendas.

Ou ainda, convidá-lo a baixar um e-book, compartilhar seu conteúdo nas mídias sociais ou assinar sua newsletter para aumentar o engajamento por meio de e-mails marketing e com novidades ou promoções futuras.

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